Curadoria Digital

Todos nós fazemos curadoria de uma forma ou de outra. Somos colecionadores, mas a curadoria vai além. É uma forma de sistematizar a informação e o conhecimento de forma que sejam extensão da nossa memória. Tudo a um clique. E não gastarmos tempo que é precioso demais para tentarmos achar agulha no palheiro.

Se utilizamos as tags, os famosos marcadores, e criamos um sistema próprio em uma plataforma que faça sentido para a gente, daí o trabalho de armazenarmos e encontrarmos nossas informações para fazermos sentido delas faz sentido. Na verdade, tudo começa a fazer mais sentido.

Mas a curadoria não é atividade solitária. Ao contrário, faz sempre mais sentido quando é coletiva e compartilhada. Faz com que o bem público por meio da inteligência coletiva conectada em um só nó seja amplificado. Podemos compartilhar, mas também recebermos valor no conteúdo da curadoria de nossos contatos na rede. É poderoso, conectado, e nos faz entender que o aprendizado é realmente social. E talvez este seja o grande desafio dos educadores. Como ajudarmos nossos alunos a entenderem o que é a curadoria digital, organizar seus conteúdos e trabalhar em rede para aprendizagens exponenciais, sem fim, hiperlinkadas.

Desta experiência, o que você leva?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curadoria analógico-digital com QR Code

Repensando minha prática docente

Inovar