Repensando minha prática docente

Sou licenciado em Biologia, com Mestrado em Zoologia pela UNESP-Rio Claro e comecei a dar aulas em 22.agosto.1993, inicialmente como uma complementação da minha bolsa de mestrado e depois  por me "apaixonar" pela docência e me desencantar pela carreira acadêmica após a conclusão do mestrado e descobrir que eu não seria o novo "Darwin". 
Trabalho desde então com as turmas de Biologia do Ensino Médio e com cursinhos pré-vestibulares (Objetivo, Etapa, COC entre outros) e não consigo me ver fazendo outra coisa que não seja estar em uma sala de aula trabalhando com pessoas diferentes com objetivos e sonhos distintos e até mesmo alguns ainda sem objetivos para vida. 
Em 2010, mudei-me para Belo Horizonte, acompanhando minha esposa que havia passado num concurso público para ser professora da Escola de Arquitetura da UFMG. Passei por um período muito difícil até conseguir me encaixar nesse novo mercado educacional, onde mesmo com 17 anos de prática docente era tratado pelas escolas como "novato", uma vez que ninguém tinha referências sobre o meu trabalho aqui em Minas. Desde 2012 sou professor do Colégio Santo Agostinho (BH) com as turmas de Biologia do 1º ano do EM. Esse ano sai da sala de aula tradicional e fui dar aulas no laboratório de Biologia e assumi também as aulas das turmas de 8º ano de Ciências, um mundo novo para mim. Precisei entender o que é o Ensino Fundamental, quais suas demandas e quais são as suas particularidades e como poderia usar da minha prática de EM no EF.

Desde o Amplifica-BH não fico um instante parado pensando e repensando sobre minha prática docente, sobre o que posso fazer para sair do mundo analógico e ir para o mundo digital. Essa semana postei meu primeiro Google Forms com meus alunos sobre redes sociais e seu uso, para ter um feedback do que eles fazem e como eu posso levar conteúdo digital para essas mídias. 
Não me canso de assistir os vídeos antigos da Carla e da Samara sobre dicas, ideias, sugestões e participando desse "Classroom" pareço uma criança que ganhou um brinquedo e quer aproveitar tudo que é possível fazer de novidade: google Drive, curadoria digital, o uso de hastags no dia-a-dia e outras coisas que venho lendo e estudando. Esses últimos dias, levantaram as brasas adormecidas da minha prática docente e por isso posso dizer: Estou APAIXONADO de novo.

Valeu  AMPLIFICA-BH.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curadoria analógico-digital com QR Code

Inovar