Documentos colaborativos e a curadoria digital






 

Documentos colaborativos e a curadoria digital

Resultado de imagem para documentos colaborativos
Trabalhar com recursos digitais em sala de aula tem sido um desafio para professores que querem utilizar novas metodologias para promover a aprendizagem significativa. O desafio é ainda maior quando se trata de estudantes com pouca idade, pouca autonomia, que de certo ainda dependem do aval dos pais para se conectarem ao "mundo digital educativo". Nesse relato incluo minha experiência com crianças com 10 anos.

Experimentando com meus alunos, uma das possibilidades de aprendizagem de forma colaborativa que me chamou atenção foi o Padlet. De fácil utilização,  testei a ferramenta com meus alunos que ficaram fascinados com a facilidade de troca e partilha de informações. Com minha turma foi possível ver a plataforma para além de organizadora de materiais, vi a possibilidade de construir fóruns colaborativos. 

A possibilidade de montagem de murais virtuais, debates, disponibilização de materiais de pesquisas, encontros e discussões de grupos... são infinitas e de fato é um instrumento de interação e colaboração. Nosso primeiro experimento foi um teste que buscava a resposta de uma questão simples e solicitava que os alunos experimentassem a nova ferramenta. O resultado chegou recheado de informações, imagens e vídeos. Segue link:  https://padlet.com/allinesoaress/ucesuh5xzk35

Como ferramenta de organização dos meus materiais, o Padlet apresenta um layout simples e de fácil edição e organização dos meus favoritos. Já adotei como ferramenta de organização de materiais em rede e em breve construirei conteúdos para divulgação. 

Pensando como professora e aprendiz, percebo durante esse percurso de aprendizado e troca, que o trabalho de curadoria digital possibilita organizar meus materiais em rede de forma pessoal e coletiva. Pessoal, pois torna mais organizado meu conteúdo de trabalho, facilita a organização de meus materias, aulas, pesquisas... enfim, com poucos cliques posso me organizar frente aos diferentes objetivos. Coletivo, pois com meu material organizado, posso promover divulgação, troca e aprendizagem. Assim fazemos curadoria: selecionando, organizando, trocando e partilhando.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curadoria analógico-digital com QR Code

Repensando minha prática docente

Inovar